Pesquisar este blog

quinta-feira, 19 de julho de 2012




LANGUAGE   TEACHERS AS LANGUAGE LEARNERS


Don Snow




- A good language teacher should first and foremost be a good language learner.

- It is important for English teachers to be reasonably successful learners of English because this makes them better models of good English for their students, gives them greater confidence when using English in class, and makes them role models who can inspire students.

- It is also important for English teachers to have extensive experience as language learners because this gives them a better understanding of how to learn languages, helps them empathize with students, and makes them good role models for language learning habits and skills.



Por que um professor de inglês deve ser um excelente aluno de inglês?




1.       Porque o professor deve alcançar um nível melhor no idioma, pois é o exemplo que o aluno tende a seguir, o professor geralmente é o único elo que o aluno tem entre o idioma a ser estudado e sua língua materna. Então o professor deve estar seguro naquilo que está fazendo e utilizar ao máximo o inglês durante as aulas. O crescimento do inglês como idioma internacional, significa que os alunos que você está ensinando provavelmente utilizarão este aprendizado para interagir com falantes nativos ou não, ao redor de todo o mundo. Portanto o professor deve ter domínio da língua, seja na gramática, pronúncia, vocabulário, para desempenhar bem seu papel e melhorar o nível de seus alunos.



2.       Conhecer bem o seu objeto de trabalho certamente proporcionará ampla confiança. Professores não nativos tendem a ter deficiência linguística, o que pode permitir que este professor sinta-se inseguro ao explicar um tópico, ou que fale algo com a pronúncia errada, com entonação errada, que os alunos estejam testando seu conhecimento. Sem perceber o professor restringe sua aula a atividades onde ele não se exponha, distanciando o aluno com receio de perguntas que pode não saber a resposta ou falando de forma inadequada, sendo motivo de chacotas. Porém se o professor mostrar confiança na forma de apresentar seu trabalho, automaticamente beneficiará sua aula pois os alunos diante de um professor confiante tendem a responder de forma positiva às atividades propostas durante a aula.





3.       Finalmente um professor deve alcançar um bom nível de proficiência, pois o seu sucesso como aluno pode inspirar seu aluno e encorajá-lo aos estudos. O aluno precisa de um modelo, alguém que tenha passado pelos mesmos problemas, dificuldades e que seja semelhante a ele, porém que tenha alcançado progresso considerável. Lembre-se você como um bom aluno é o exemplo para o seu aluno melhorar.



Por que um professor deve ser um experiente estudante de inglês?




1.       Porque se você tem uma longa experiência como estudante certamente você saberá conduzir sua aula apresentando aos alunos estratégias facilitadoras do processo de aprendizagem. Lembrando que referências acadêmicas não tem relevância para os alunos, apenas são norteadoras de como ensinar o seu aluno a aprender outro idioma. Em sua experiência como aluno você deve ter coletado muitos exemplos de diferentes formas de aprendizagem, isso é muito importante para que consiga distinguir o que de fato, esta ou aquela atividade representa.



2.       Os professores não nativos sabem o quanto de esforço foi necessário para aprender um segundo idioma. E isso nos dá a segurança de que é preciso ser duro as vezes, pois sem um esforço efetivo, o sucesso não seria alcançado. O professor tem que saber o quanto pode exigir de seus alunos, tem que ter a habilidade de enfatizar e estabelecer regras com eles. Geralmente os alunos respondem de forma positiva aos professores que os compreendem e sentem que este professor tem uma ideia de como é aprender um idioma estrangeiro.





3.       Um professor deve continuar estudando sempre, assim  ele será sempre um exemplo ao seu aluno, será sempre visto como um guia, não só como um líder de uma expedição, mas sim como membro da expedição, que está ali participando, encarando o progresso e as dificuldades, se esforçando para melhorar sempre. E vendo seu esforço, seu aluno pode entender a mensagem de que estudar requer esforço e persistência.



“O professor ideal de inglês não é aquele que conhece bem o idioma, e sim aquele que sabe bem como aprender o idioma e consequentemente ensinar como aprender”.



1.       Quanto tempo você tem disponível para estudar?



2.       Quais oportunidades você tem para praticar inglês?



3.       O que você gosta de fazer em inglês?



4.       Escolha apenas um tópico entre suas preferências.



5.       Faça um plano de estudos  onde, quando e quanto tempo pode dedicar ao seu estudo.











Bibliografia:

Snow, Don(2007)- From Language Learner to Language Teacher an Introduction to Teaching English as a Foreign Language.


Nenhum comentário:

Postar um comentário