LANGUAGE
TEACHERS AS LANGUAGE LEARNERS
Don Snow
- A good
language teacher should first and foremost be a good language learner.
- It is
important for English teachers to be reasonably successful learners of English
because this makes them better models of good English for their students, gives
them greater confidence when using English in class, and makes them role models
who can inspire students.
- It is
also important for English teachers to have extensive experience as language
learners because this gives them a better understanding of how to learn
languages, helps them empathize with students, and makes them good role models
for language learning habits and skills.
Por que um
professor de inglês deve ser um excelente aluno de inglês?
1.
Porque
o professor deve alcançar um nível melhor no idioma, pois é o exemplo que o
aluno tende a seguir, o professor geralmente é o único elo que o aluno tem
entre o idioma a ser estudado e sua língua materna. Então o professor deve
estar seguro naquilo que está fazendo e utilizar ao máximo o inglês durante as
aulas. O crescimento do inglês como idioma internacional, significa que os
alunos que você está ensinando provavelmente utilizarão este aprendizado para
interagir com falantes nativos ou não, ao redor de todo o mundo. Portanto o
professor deve ter domínio da língua, seja na gramática, pronúncia,
vocabulário, para desempenhar bem seu papel e melhorar o nível de seus alunos.
2.
Conhecer
bem o seu objeto de trabalho certamente proporcionará ampla confiança.
Professores não nativos tendem a ter deficiência linguística, o que pode
permitir que este professor sinta-se inseguro ao explicar um tópico, ou que
fale algo com a pronúncia errada, com entonação errada, que os alunos estejam
testando seu conhecimento. Sem perceber o professor restringe sua aula a
atividades onde ele não se exponha, distanciando o aluno com receio de
perguntas que pode não saber a resposta ou falando de forma inadequada, sendo
motivo de chacotas. Porém se o professor mostrar confiança na forma de
apresentar seu trabalho, automaticamente beneficiará sua aula pois os alunos
diante de um professor confiante tendem a responder de forma positiva às
atividades propostas durante a aula.
3.
Finalmente
um professor deve alcançar um bom nível de proficiência, pois o seu sucesso
como aluno pode inspirar seu aluno e encorajá-lo aos estudos. O aluno precisa
de um modelo, alguém que tenha passado pelos mesmos problemas, dificuldades e
que seja semelhante a ele, porém que tenha alcançado progresso considerável.
Lembre-se você como um bom aluno é o exemplo para o seu aluno melhorar.
Por que um
professor deve ser um experiente estudante de inglês?
1.
Porque
se você tem uma longa experiência como estudante certamente você saberá
conduzir sua aula apresentando aos alunos estratégias facilitadoras do processo
de aprendizagem. Lembrando que referências acadêmicas não tem relevância para
os alunos, apenas são norteadoras de como ensinar o seu aluno a aprender outro
idioma. Em sua experiência como aluno você deve ter coletado muitos exemplos de
diferentes formas de aprendizagem, isso é muito importante para que consiga
distinguir o que de fato, esta ou aquela atividade representa.
2.
Os
professores não nativos sabem o quanto de esforço foi necessário para aprender
um segundo idioma. E isso nos dá a segurança de que é preciso ser duro as
vezes, pois sem um esforço efetivo, o sucesso não seria alcançado. O professor
tem que saber o quanto pode exigir de seus alunos, tem que ter a habilidade de
enfatizar e estabelecer regras com eles. Geralmente os alunos respondem de
forma positiva aos professores que os compreendem e sentem que este professor
tem uma ideia de como é aprender um idioma estrangeiro.
3.
Um
professor deve continuar estudando sempre, assim ele será sempre um exemplo ao seu aluno, será
sempre visto como um guia, não só como um líder de uma expedição, mas sim como
membro da expedição, que está ali participando, encarando o progresso e as
dificuldades, se esforçando para melhorar sempre. E vendo seu esforço, seu
aluno pode entender a mensagem de que estudar requer esforço e persistência.
“O professor ideal de inglês não é aquele
que conhece bem o idioma, e sim aquele que sabe bem como aprender o idioma e
consequentemente ensinar como aprender”.
1.
Quanto
tempo você tem disponível para estudar?
2.
Quais
oportunidades você tem para praticar inglês?
3.
O que
você gosta de fazer em inglês?
4.
Escolha
apenas um tópico entre suas preferências.
5.
Faça um
plano de estudos onde, quando e quanto
tempo pode dedicar ao seu estudo.
Bibliografia:
Snow, Don(2007)- From Language Learner to Language
Teacher an Introduction to Teaching English as a Foreign Language.
Nenhum comentário:
Postar um comentário